quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Valores essenciais


    A partir da Revolução Industrial, ocorreram mudanças significativas no que tange aos hábitos e costumes da população. O trabalho servil somente para subsistência deixa de conferir importância primordial. Sendo assim, inserido na população, o sistema capitalista de produção e de consumo, torna-se o eixo central do consumismo.
    Com um mercado competitivo e crescente, a população ficou cada vez mais exigente com relação ao consumo. Produtos que antes eram ilusórios tornam-se, de grandes necessidades. As pessoas já não mais contentam com mercadorias e tecnologias arcaicas, querem sempre inovações.
    Com o grande avanço tecnológico e a globalização, as pessoas passaram a valorizar o ter primeiramente. Os bens finitos tiveram um lugar primordial na vida de muitas famílias. O ser humano ficou relegado a segundo plano, pois, os bens infinitos como: o amor, o respeito, a ética, a moral, perdeu para muitos, o seu valor.
    A busca desenfreada pelo ter, não advém somente das classes desprovidas de cultura ou de bens econômicos, para muitas pessoas o ter é sinônimo de ser. Portanto, cabe à família, escola e sociedade ensinar às crianças valores essenciais e infinitos que o dinheiro não pode comprar.


Elizete Rosa da Silva Rocha
2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário