sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



O que você acha da inclusão de alunos com necessidades especiais em turma regular?
   Primeiramente acho que o preconceito está na cabeça dos próprios familiares, principalmente dos pais que ao tentar "enfiar" os filhos a todo custo numa escola pública falida e de péssimas qualidades, com professores despreparados para lidar até mesmo com os alunos ditos "normais", estão tendo que enfrentar uma sala de aula com trinta alunos problemáticos, advindas de famílias desestruturadas, e ainda com aqueles alunos que os pais não assumem que são doentes mentalmente. E ainda tem que lidar com os que são especiais.
Como que o professor conseguirá atender com qualidade todos esses alunos? Sim, porque tem algumas escolas que se você falar para os pais que o filho dele tem problemas mentais, porque avançam nos colegas, chutam os professores, sai da sala andando a esmo, muitos pais acionam a policia e ainda falam em processos! É muito fácil julgar os professores chamando-os de incompetentes, de defasados e de preconceituosos!
  Que escola inclusiva é essa? O que eu vejo são as escolas recebendo essas crianças portadoras de necessidades especiais e "fazendo de conta" que as estão incluindo, o que na verdade é mentira, e os pais de outro lado fingindo que acreditam nessa Inclusão. Os pais de crianças portadoras de necessidades especiais, deveriam sim, processar os Governantes que dizem oferecer serviços especializados para os portadores de necessidades especiais e não o fazem. Ao invés de ficarem crucificando os professores e as escolas pelo mau atendimento.
  Como o professor não deve estar preparado para receber esta criança com necessidades especiais? Se não fosse necessário ele não precisaria também estudar para dar aulas para os que se dizem "normais". As crianças com necessidades especiais, precisam sim, de cuidados especiais, elas tem necessidades diferenciadas e deve ter um olhar cuidadoso, e um professor despreparado, pode sim, causar danos para essa criança. Tem crianças que engasgam facilmente, são acometidas por convulsões, comportamentos agressivos etc.

                                                                                                                                              ELIZETE ROCHA 19/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário